Pages

Yoga


        A yoga, que significa união em Sânscrito, é uma família de práticas espirituais ancestrais originária da Índia, onde ela permanece uma tradição vibrante e vista como uma forma de iluminação. Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga, e Raja Yoga são consideradas as quatro principais yogas, mas há várias outras. 

      Em partes do ocidente onde a yoga é popular ela tornou-se associada com as posturas (asanas) do Hatha Yoga, a qual é considerada popularmente exercícios físicos e é a base de um negócio crescente. No Hinduísmo, Budismo e Jainismo a yoga é uma meio para a iluminação e influenciou outras religiões e práticas espirituais pelo mundo.

Benefícios da yoga para a saúde

        Acredita-se que a yoga acalme o sistema nervoso e equilibre o corpo, mente e espírito. Os praticantes da yoga pensam que ela pode prevenir doenças e problemas de saúde específicos ao manter os meridianos de energia abertos e a energia da vida fluindo. A yoga geralmente é praticada em aulas de aproximadamente 45 minutos de duração pelo menos uma vez na semana. Yoga tem sido usada para reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, e melhorar a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão. 

      Yoga também tem sido usada como terapia suplementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado. Em 2006, cientistas da Universidade do Texas conduziram um experimento com 61 pacientes com câncer de mama. Eles pegaram 30 dessas pacientes e as colocaram num programa de seis semanas de yoga. Ao final das seis semanas descobriram que as pacientes que fizeram o programa de yoga sentiam-se bem melhores consigo mesmas e não ficava tão cansadas ao final do dia.

DEPOIMENTO:

Me lembro das primeiras práticas de Yoga que fiz, quando era adolescente, ao entrar na sala e ver todos em relaxamento profundo, pensei:”Nossa, jamais vou relaxar assim na frente de todos, no meio do dia...”. Ao final da aula a professora teve que vir me acordar, porque eu relaxei tanto que dormi e não despertava.
Depois veio o assombro do corpo: “Mas eu só respirei e mexi as articulações?”. Eu tinha então 14anos, achava que deveria me matar na academia.
Acho que vamos entendendo um pouquinho mais sobre nós a cada prática e nunca estamos “prontos”, porque a própria vida é assim. Sei que o caminho é longo e minha consciência muito pequena, mas tenho a alegria de saber pertencer a um caminho e isso me basta.
Para mim, a prática é um encontro consigo, com suas alegrias e realizações, mas também com todos os seus temores e tristezas. Não é tarefa fácil olhar para si mesmo. Na persistência vamos encarando a nossa parte mais feia e obscura e ficamos felizes com o encontro do mais límpido e bonito. O Yoga me trouxe a percepção dos meus sentimentos mais densos e verdadeiros, que sempre estiveram lá, mas que não conseguia perceber com clareza.
Agradeço com todo o meu coração à todos os meus professores e em especial à querida professora Selma porque sem eles, não veria o caminho. Namastê, Bethânia R.B.Lucas.

BETHÂNIA REGINA BONORINO LUCAS
Idade: 30 anos
Profissão: Professora de Língua Espanhola

2 comentários:

lukas disse...

Yoga, essa aula foi muito massa! Consegui ter outra definição da prática. Esqueçeram de postar o q fzemos após ter acabado a aula. Vou contar: Fizemos um círculo e cada um disse o q axou do yoga e antes tinha q repitir o q os anteriores dizeram, fui um dos ultimos #meferrei! By: L.S.

Anônimo disse...

a Aula prática foi boa, lá na quadra e muito engraçada! mas a apresentação dos meninos nem tanto...

Kevin

Postar um comentário

 

Copyright © CODAP 8º A. Template created by Volverene from Templates Block
WP by Simply WP | Solitaire Online