Pages

Biodança

   BIODANZA ou BIODANÇA (como falamos) é uma prática terapêutica de desenvolvimento humano, orientada para aflorar os potenciais humanos necessários a uma vida plena, saudável, sensível e criativa. Através da dança, do contato e da comunicação em grupo, amplia a consciência de si mesmo, propiciando a elevação da auto-estima.

   Não é preciso saber dançar, pois, nas sessões de Biodanza, a dança acontece na linguagem dos gestos onde os movimentos são expressões dos sentimentos e emoções de cada um. Por isto a dança é única e permite que você se expresse de forma integral, sem julgamentos por conceitos como certo/ errado, feio/bonito, bom/ruim. A proposta é dançar a sua dança, aumentando o contato consigo, com o outro e com a totalidade. 

   Praticada em grupos semanais, usa a música e a dança para criar estímulos adequados para que os participantes possam utilizar melhor os cinco canais de expressão da emoção: a criatividade, a vitalidade, a afetividade, a sexualidade e a transcendência. Podendo conectar-se com a alegria, a coragem de viver e a capacidade de amar.

   É comum privilegiarmos o conhecimento intelectual e a racionalidade em detrimento das nossas emoções e sentimentos, com isto, perdemos o vínculo com a natureza humana deixando de ouvir o próprio coração e o coração dos demais. O interesse da Biodanza consiste em priorizar a experiência corporal e a sensibilidade, a fim de proporcionar uma integração intra-psíquica, onde sentimento, ação e razão possam andar juntos. 

Que qualidade pode ter uma vida, sem contato com os ritmos naturais e orgânicos? Que qualidade pode ter o nosso agir, tão veloz e frenético, distanciado do autêntico sentir? Onde ficou a sensibilidade que nos diz quando precisamos de repouso ou de mais agilidade nos movimentos, ou então, quando temos necessidade de calor e de contato humano? A Biodanza pode dar uma contribuição importante ao romper as barreiras que construímos em torno de nós mesmos e abrir o dique das demandas emocionais reprimidas permitindo uma fluidez mais natural e saudável da vida como um todo.

Benefícios
Aumenta energia vital e disposição para ação
Ativa e desbloqueia a criatividade
Intensifica a expressão da afetividade
Desenvolve abertura para o prazer
Incentiva a autonomia e responsabilidade
Aumenta a capacidade para escolher e tomar decisões
Fortalece a identidade
Melhora a qualidade das relações interpessoais
Aumenta a alegria e coragem de viver
Reforça auto-estima
Restabelece vínculos afetivos
Reduz o stress
Fonte: http://www.biodanzabh.com/abiodanza.php

2 comentários:

lukas disse...

A biodança foi explicada muito bem lá na aula, o bom tbm é q nós apliamos nosso conhecimento. By:L.S

Anônimo disse...

é, eu nunca tinha ouvido falar sobre a Biodança, mas com a apresentação das meninas, ficou claro o que e todos os benefícios.

Kevin

Postar um comentário

 

Copyright © CODAP 8º A. Template created by Volverene from Templates Block
WP by Simply WP | Solitaire Online