Pages

Aeróbica



      É uma atividade física realizada em grupo, que tem o seu ritmo determinado pela música escolhida pelo professor, com o principal objetivo de desenvolver a capacidade aeróbica do indivíduo. 
      É reconhecida como um atividade física rítmica, que utiliza os grandes grupos musculares mantendo uma intensidade adequada por um período prolongado.
Chamada de Ginástica Aeróbica (com variações como cardiofunk, aerobahia, aeroaxé, aerofunk, aerodance, aerolambada, etc...) ou popularmente de "aeróbica", enquadra-se nos conjuntos dos exercícios chamados aeróbicos, que buscam a melhoria das condições cardiorespiratórias e circulatórias. A manutenção destas condições em níveis compatíveis com os considerados adequados é fator determinante de uma menor possibilidade de acidentes vasculares ou qualquer tipo de moléstia do coração, provenientes da inatividade por nós chamada de sedentarismo.

Princípios do Exercício Aeróbico
      Pesquisadores consideram os melhores exercícios aeróbicos os que mantêm uma intensidade constante durante todo o tempo. Isso é muito importante, principalmente, para indivíduos sedentários que estão iniciando uma atividade física ou para indivíduos com sintomas de doenças cardiovasculares como dor no peito, disritmia cardíaca ou pressão alta.

Existem outras atividades que são menos estáveis mas que não são recomendadas para todos os grupos. Veja exemplos:
Instensidade constante: caminhada, escalada, "jogging", corrida, step , bicicleta ergométrica, ciclismo, remo, skate , roller blading, ski.
Instensidade inconstante: tenis, squash, handebol, futebol, basquete, roquei, roquei no gelo, e outros aneróbicos.

Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha os melhores benefícios e segurança em uma aula:
Frequência (deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana);
Intensidade (deve ser monitorada - Zona Alvo : de 60% - 85% );
Duração (deve ser de no mínimo 20 min e máximo 60 min por aula- só devem ultrapassar este tempo indivíduos treinados a fim de se evitar o "overuse").

Níveis de Treinamento: 60% sedentários, 70% intermediário, 85% avançado.

Objetivos
      Seu objetivo principal é melhorar a habilidade do sistema cardiovascular liberando mais oxigênio e melhorarando a capacidade aeróbica de endurance nos músculos durante os exercícios. É dito que os exercícios aeróbicos equilibram a pressão arterial, diminuem o % de gordura e diminuem o risco de ataques cardíacos nos indivíduos.

2 comentários:

lukas disse...

A aula prática foi muito boa, pode por muito nisso! Consegui pensar q aerobica ñ é só para as mulheres e sim pra tdos!!! Tve outra aula prática q foi suingue baiano, #rimuito. Superman ficou fraco & thubirabirom (8)
Preciso de outra aula dessa... By:L.S

Anônimo disse...

Aeróbica é muito legal, e tem uns exercícios massas.
e a Aula Prática foi a melhor de todas!

Kevin

Postar um comentário

 

Copyright © CODAP 8º A. Template created by Volverene from Templates Block
WP by Simply WP | Solitaire Online